Agronegócio2 min de leitura

Primero dia de 2026 é marcado por chuvas intensas e ventos de até 70 km/h

Calor e umidade mantêm instabilidade climática em diversas regiões do Brasil

Agronegócio2 min de leitura

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

temporais na previsão do tempo

Foto: Pixabay

A quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, é caracterizada por chuvas em grande parte do Brasil, conforme aponta a Climatempo. O calor e a umidade continuam a propiciar o surgimento de pancadas de chuva intensas, temporais e rajadas de vento em várias partes do país.

O calor se mantém predominante em muitas regiões neste início de ano. Confira a previsão do tempo detalhada por região:

Região Sul

As pancadas de chuva são esperadas, especialmente no início do dia, com precipitações moderadas a fortes no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. As instabilidades se intensificam ao longo da manhã, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, onde há previsão de temporais. No restante do Rio Grande do Sul, o dia será mais seco até a chegada de uma nova frente fria no fim da tarde, que trará chuvas moderadas.

As temperaturas continuam elevadas na maior parte da região, com rajadas de vento variando entre 40 e 50 km/h.

Região Sudeste

As instabilidades também afetam o Triângulo Mineiro, o oeste e norte de Minas Gerais, além de partes de São Paulo. Ao longo do dia, a chuva pode ser moderada a forte, com risco de temporais em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. Vento forte é esperado, podendo alcançar até 70 km/h no litoral norte do Rio de Janeiro.

Região Centro-Oeste

Chuva isolada deve ocorrer no norte de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, com possibilidade de temporais. Até o final do dia, o tempo pode melhorar, mas chuvas isoladas ainda são esperadas em algumas áreas.

Região Nordeste

Chuva fraca é prevista para o interior do Piauí e Maranhão, enquanto novas instabilidades podem surgir à tarde no oeste da Bahia e leste do Maranhão. A umidade do ar permanece baixa em algumas áreas.

Região Norte

A chuva deve ser mais intensa no Amazonas, Rondônia e Tocantins, com risco de temporais. No Pará, a instabilidade diminui, mas ainda há chance de chuvas moderadas.