Política2 min de leitura

Lula reafirma amizade com líderes do Congresso e confia na aprovação de Messias

Presidente destaca a importância do diálogo para a aprovação de projetos no Senado.

Política2 min de leitura
Lula reafirma amizade com líderes do Congresso e confia na aprovação de Messias

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ser "amigo" dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em entrevista ao SBT News, Lula foi questionado sobre a relação com os dois parlamentares e respondeu que "não aconteceu nada" entre eles, reiterando sua amizade.

Ele destacou que, apesar de o governo ser minoria no Congresso, conseguiu aprovar "99% de tudo o que enviou". Lula comentou que nunca aprovou tantas propostas em seus mandatos anteriores, mesmo em um cenário adverso. Para ele, o sucesso se deve ao "milagre da democracia" e ao esforço de esgotar os argumentos para convencer os parlamentares.

O presidente também se defendeu de críticas, afirmando que não enviou ao Congresso projetos de interesse pessoal ou de grupos específicos, mas sim iniciativas que visam o bem da sociedade brasileira. Como exemplo, ele citou a reforma tributária, que, segundo ele, era esperada há quatro décadas.

Em relação a uma operação na Câmara dos Deputados, Lula comentou sobre a decisão do ministro do STF, Flávio Dino, que determinou ações contra Mariângela Fialek, responsável pela distribuição de emendas parlamentares. Ele ressaltou a independência da Suprema Corte e a importância do respeito mútuo entre as instituições.

Por fim, Lula expressou confiança na aprovação de Jorge Messias como novo ministro do Supremo Tribunal Federal, destacando a competência e seriedade do advogado-geral da União, indicado para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.