Política2 min de leitura

Lula: Democracia é uma construção contínua que deve ser protegida

Presidente enfatiza a importância da participação cidadã e a defesa dos direitos democráticos

Política2 min de leitura
Lula: Democracia é uma construção contínua que deve ser protegida

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

Durante um evento no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relembrou os três anos da tentativa de golpe de Estado ocorrida em janeiro de 2023, afirmando que esse episódio ilustra que a democracia não é um patrimônio imutável.

“A democracia é sempre uma obra em construção, vulnerável ao assédio de velhos e novos candidatos a ditadores. Por isso, devemos zelar por ela com carinho e defendê-la com fervor todos os dias”, destacou Lula.

O presidente também ressaltou que a democracia vai além do ato de votar, exigindo a participação ativa da população nas decisões governamentais. “É mais do que simplesmente ter o direito de votar e guardar o título de eleitor por quatro anos. A democracia pede envolvimento efetivo da sociedade”, completou.

Ele citou o julgamento dos envolvidos na tentativa de golpe pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como uma evidência do vigor democrático no Brasil. “Talvez a prova mais contundente do vigor da democracia brasileira seja o julgamento dos golpistas pelo STF”, concluiu.

Além disso, Lula vetou integralmente o Projeto de Lei nº 2.162 de 2023, conhecido como PL da Dosimetria, que propunha a redução de penas para os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Ele afirmou que todos os réus tiveram amplo direito de defesa e foram julgados de maneira transparente e justa.

Essa notícia foi escrita com informações da Agência Brasil.