Política2 min de leitura

Ciro Nogueira descarta candidatura de Tarcísio à Presidência e apoia Flávio

Senador afirma que PP concentra esforços na candidatura do filho de Bolsonaro ao Senado.

Política2 min de leitura
Ciro Nogueira descarta candidatura de Tarcísio à Presidência e apoia Flávio

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

O senador Ciro Nogueira, presidente do Partido Progressista (PP), afastou a possibilidade de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, concorrer à Presidência neste ano. Em declaração à imprensa, Nogueira afirmou: 'Eu vejo como já descartada a candidatura do Tarcísio à Presidência'. O foco do PP, segundo ele, está agora na candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que recebeu o suporte do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na semana passada, o PP divulgou uma nota criticando Tarcísio e sinalizando a intenção de lançar uma candidatura própria ao governo do estado nas próximas eleições. O documento, assinado pelo deputado federal Maurício Neves, presidente do diretório estadual, menciona o crescente descontentamento entre prefeitos da sigla em relação ao governador, além de queixas sobre a falta de atenção a parlamentares.

A carta ainda questionou o apoio que Tarcísio teria dispensado ao deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), ex-secretário de Segurança Pública, que deixou o cargo para preparar sua candidatura ao Senado. 'O partido avalia como insuficiente o apoio público e concreto do governador ao seu projeto majoritário', diz o texto.

Ciro Nogueira, embora tenha manifestado preferência por Tarcísio na disputa estadual, enfatizou a busca do PP por mais espaço em um novo governo. 'Existe um descontentamento. Mas acho que ele [Tarcísio] é o melhor caminho para viabilizar a campanha do Derrite', afirmou o senador.

Recentemente, Tarcísio, que está de férias nos Estados Unidos, declarou apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro, o que gerou reações mistas entre seus aliados. Apesar do apoio, a percepção é de que o governador não está se esforçando para demover Flávio de sua candidatura.

Em resposta às críticas do PP, um dos principais assessores de Tarcísio minimizou a situação, destacando que o partido faz parte de uma federação com o União Brasil e que o comando em São Paulo é do União. O presidente do diretório paulista do União Brasil, Milton Leite, afirmou que a continuidade da aliança com Tarcísio não foi discutida.

O próprio Guilherme Derrite reiterou seu apoio ao governador, afirmando que respeita as decisões do partido, mas reafirmando sua lealdade a Tarcísio. Em entrevista recente, Flávio Bolsonaro disse que acredita que o PP pode unir forças em seu palanque, ressaltando a importância da candidatura de Tarcísio ao governo de São Paulo.