Política2 min de leitura

Lula defende decisões da Justiça após prisão de Bolsonaro e responde a Trump

Presidente brasileiro reafirma soberania do país em declaração dada após cúpula do G20 na África do Sul.

Política2 min de leitura
Lula defende decisões da Justiça após prisão de Bolsonaro e responde a Trump

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou neste domingo (23) que é amplamente conhecido o que Jair Bolsonaro (PL) fez, em referência à prisão do ex-presidente. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa após a Cúpula de Líderes do G20, realizada em Joanesburgo, na África do Sul.

Lula minimizou as palavras do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia comentado que era uma pena a prisão de Bolsonaro. 'A primeira coisa é que eu não comento decisões da Suprema Corte. A Justiça tomou sua decisão. Ele foi julgado e teve o direito à presunção de inocência. Foram cerca de dois anos e meio de investigações', disse Lula. 'A Justiça decidiu e ele vai cumprir a pena que foi determinada', completou.

Bolsonaro foi preso preventivamente no sábado (22) pela Polícia Federal, sob ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, por risco de fuga e ameaças à ordem pública. O ex-presidente está atualmente detido na Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília, onde aguardará audiência de custódia.

Em relação ao comentário de Trump, que afirmou não ter conhecimento da prisão e considerou o fato uma pena, Lula respondeu: 'Não tem nada a ver. Trump precisa entender que somos um país soberano, e que a nossa Justiça é quem decide. O que foi decidido aqui está decidido.'

Trump, conhecido por seu alinhamento com Bolsonaro, havia imposto uma sobretaxa sobre produtos brasileiros no final de julho, alegando que o ex-presidente estava sendo perseguido por Alexandre de Moraes. Um dos fundamentos para a prisão preventiva de Bolsonaro foi o risco de fuga.