Economia2 min de leitura

Liquidação do Banco Master: Trabalhadores e 12 milhões de clientes serão impactados

Banco Central determina fim das operações após operação de combate a fraudes.

Economia2 min de leitura
Liquidação do Banco Master: Trabalhadores e 12 milhões de clientes serão impactados

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região informou nesta quarta-feira (19) que a liquidação do Banco Master, determinada pelo Banco Central, afetará 515 trabalhadores e cerca de 12 milhões de clientes. O sindicato também está avaliando como essa decisão pode impactar indiretamente o Will Bank, que integra o conglomerado Master.

Em comunicado, a entidade ressaltou que está "atenta, cobrando transparência e buscando informações para assegurar os direitos dos trabalhadores e garantir que todas as ações estejam em conformidade com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a legislação vigente". O sindicato espera que as soluções priorizem a proteção dos empregos, evitando que os funcionários sejam penalizados pelas ações dos gestores do banco.

A liquidação extrajudicial do Banco Master foi oficializada na última terça-feira (18) e está ligada à Operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos de crédito falsos por instituições do Sistema Financeiro Nacional. O proprietário do banco, Daniel Vorcaro, foi preso no Aeroporto de Guarulhos na noite de segunda-feira (17) sob suspeita de criar operações de crédito fraudulentas.

Além disso, a operação resultou no afastamento temporário do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e do diretor de Finanças e Controladoria, Dario Oswaldo Garcia Junior, por ordem judicial. Embora o BRB tenha manifestado interesse em adquirir o Banco Master por R$ 2 bilhões em março, a proposta não foi aprovada pelo Banco Central.

Os investigadores afirmaram que houve vazamento da ordem de prisão e da intenção do BC de liquidar o banco. Alertado, Vorcaro teria apressado a simulação de compra como justificativa para deixar o país.