IBGE Anuncia Concurso com 9.580 Vagas Temporárias para 2026
Edital será publicado em novembro e provas estão marcadas para janeiro do próximo ano.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o edital para seu concurso com 9.580 vagas temporárias será lançado em novembro. As provas estão agendadas para janeiro de 2026, e o resultado final do processo seletivo simplificado deve ser conhecido em março do mesmo ano.
Dentre as vagas disponíveis, 8.480 são para a posição de agente de pesquisas e mapeamento, encarregado da coleta de dados, enquanto 1.100 são destinadas ao cargo de supervisor de coleta e qualidade, que supervisiona as atividades de campo. Os salários para os cargos são, respectivamente, R$ 2.676,24 e R$ 3.379.
Este concurso já havia recebido autorização do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) em agosto. Os contratos dos aprovados terão duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos, conforme a necessidade do IBGE para a realização de suas pesquisas estatísticas em todo o Brasil.
Marcio Pochmann, presidente do IBGE, destacou a importância desse processo seletivo para a continuidade das pesquisas estatísticas e geográficas no país, afirmando que ele possibilita a contratação de profissionais para a coleta de dados essenciais.
Distribuição de Vagas:
- Agente de Pesquisas e Mapeamento: 8.480 vagas
- Supervisor de Coleta e Qualidade: 1.100 vagas
Preparação para o Concurso:
O professor Fernandes recomenda que os candidatos se preparem para o concurso, que possui um conteúdo programático relativamente enxuto, abrangendo disciplinas como língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico e geografia, além de uma breve seção sobre ética no serviço público. Os candidatos devem se atentar especialmente para a parte de língua portuguesa, que é considerada mais desafiadora devido ao caráter interpretativo exigido pela banca examinadora.
No último Concurso Nacional Unificado, o cargo mais disputado foi o de analista de planejamento, gestão e infraestrutura de informações geográficas e estatísticas, com uma concorrência de 14.191 candidatos por vaga. O IBGE participou do concurso público unificado do governo federal, recebendo 895 vagas, mas não esteve presente na edição deste ano.