Política2 min de leitura

Deputado Rodrigo Bacellar solicita licença de mandato até 2026

Afastamento ocorre após decisão do STF; deputado alegou motivos pessoais.

Política2 min de leitura
Deputado Rodrigo Bacellar solicita licença de mandato até 2026

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

RIO DE JANEIRO, RJ – O deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), que está afastado da presidência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu licença de dez dias do seu mandato nesta quarta-feira (10).

A licença, conforme o ofício apresentado, se estenderá até o dia 19 de dezembro, coincidindo com o encerramento do ano legislativo na Alerj, que se conclui no dia 18. Assim, Bacellar deve retomar suas funções como deputado apenas em 2026.

A assessoria do parlamentar informou que o afastamento é para "tratar de assuntos de caráter particular", mas não detalhou a natureza desses assuntos.

Rodrigo Bacellar foi preso na última quarta-feira (3) pela Polícia Federal, a pedido do ministro Alexandre de Moraes, sob suspeita de estar envolvido no vazamento de informações relacionadas à operação que resultou na prisão do ex-deputado TH Joias, em setembro. Mensagens trocadas entre Bacellar e TH na véspera da operação levantaram suspeitas.

A defesa do deputado nega qualquer vínculo de Bacellar com o vazamento. Em decisão da Alerj na última segunda-feira (8), o deputado foi liberado, mas Moraes impôs medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, e o afastamento da presidência da Alerj seguirá até a conclusão das investigações.

O caso será apreciado em plenário nesta quarta-feira (10), onde são necessários 257 votos para qualquer deliberação.