Política2 min de leitura

Bolsonaro só poderá solicitar semiaberto a partir de 2033, aponta Justiça

Ex-presidente terá que cumprir pelo menos sete anos e meio em regime fechado

Política2 min de leitura
Bolsonaro só poderá solicitar semiaberto a partir de 2033, aponta Justiça

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão, deverá permanecer em regime fechado por um período mínimo de sete anos e meio. Essa informação foi divulgada pela Justiça nesta terça-feira, através de um documento do Tribunal de Execuções Penais de Brasília destinado ao Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com os cálculos, Bolsonaro poderá solicitar a progressão para o regime semiaberto apenas em 24 de abril de 2033.

Se o pedido for aceito, o ex-presidente, que terá 78 anos na época, poderá sair da prisão durante o dia para trabalhar ou estudar, mas será obrigado a retornar à unidade prisional para pernoitar.

Além disso, o tribunal estima que Bolsonaro poderá pedir liberdade condicional em 13 de março de 2037, poucos dias antes de completar 82 anos. O ex-presidente iniciou oficialmente sua pena em 4 de agosto, quando o STF determinou a prisão domiciliar devido ao descumprimento de condições anteriormente impostas. A pena dele está programada para terminar em 2052.

Bolsonaro ainda aguarda que o STF analise um recurso apresentado na semana passada, no qual solicita a anulação de todo o processo que resultou em sua condenação por tentativa de golpe. Entretanto, as chances de êxito são vistas como baixas, uma vez que o tribunal considera que o caso já está encerrado.

Atualmente, Bolsonaro está preso em uma cela especial na sede da Polícia Federal em Brasília e foi condenado por liderar uma tentativa de impedir a posse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o derrotou nas eleições de outubro de 2022.