Política2 min de leitura

Bolsonaro relata problemas de saúde em audiência de custódia

Ex-presidente menciona uso de cinco medicamentos e necessidade de alimentação especializada

Política2 min de leitura
Bolsonaro relata problemas de saúde em audiência de custódia

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

BRASÍLIA, DF – Durante sua audiência de custódia realizada por videoconferência nesta quarta-feira (26), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) manifestou preocupações com sua saúde, relatando problemas como refluxo e apneia do sono. Ele destacou a necessidade de uma dieta específica para atender suas condições.

Bolsonaro, que está sob custódia desde o último sábado (22), também informou que faz uso de cinco medicamentos. O depoimento foi prestado à juíza auxiliar do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávia Martins de Carvalho, sob a supervisão do ministro Alexandre de Moraes.

Além disso, o ex-presidente afirmou que não havia sido alvo de processos criminais anteriormente e não constatou abusos ou irregularidades por parte das autoridades que executaram o mandado de prisão. Após suas declarações, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou a favor da legalidade da detenção, e a juíza homologou o cumprimento do mandado.

Na terça-feira (25), Moraes decidiu que Bolsonaro permanecerá na sede da Polícia Federal, onde está preso em uma sala de Estado-Maior, que oferece mais conforto do que uma cela comum. O ex-presidente conta com um espaço de 12 m², equipado com televisão, ar-condicionado, banheiro privativo e uma escrivaninha.

O tratamento médico de Bolsonaro será contínuo, com atendimento em regime de plantão, garantindo que a equipe médica tenha acesso ao ex-presidente sem necessidade de autorização judicial, conforme decidido por Moraes. Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022.