Economia2 min de leitura

Produção Industrial Mantém Estabilidade em Novembro de 2025

Setor apresenta variação nula em relação ao mês anterior e recuo em comparação ao mesmo período do ano passado.

Economia2 min de leitura
Produção Industrial Mantém Estabilidade em Novembro de 2025

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

Em novembro de 2025, a produção industrial do Brasil registrou variação nula (0,0%) em relação a outubro, de acordo com dados divulgados pelo IBGE. No comparativo com novembro de 2024, houve uma queda de 1,2%. O acumulado do ano até novembro mostra um crescimento de 0,6%, enquanto a variação nos últimos 12 meses é de 0,7%.

No mês de novembro, duas das quatro grandes categorias econômicas apresentaram declínio, com destaque para a indústria extrativa, que teve uma retração de 2,6%. Setores como veículos automotores e produtos químicos também apresentaram resultados negativos, com quedas de 1,6% e 1,2%, respectivamente.

Em contrapartida, o setor de produtos farmoquímicos e farmacêuticos registrou um aumento expressivo de 9,8%, quebrando uma sequência de dois meses de retração. Outras áreas que se destacaram positivamente foram impressão e reprodução de gravações (18,3%) e metalurgia (1,8%).

Ao considerar o acumulado do ano, a produção de bens de consumo duráveis apresentou uma queda de 6,2% em relação ao ano anterior, refletindo a diminuição na produção de automóveis e eletrodomésticos. Já os bens de capital mostraram uma redução de 4,9%, a sexta consecutiva. No entanto, o segmento de bens intermediários apontou uma leve queda de 1,2%, com alguns setores como os de indústrias extrativas e metalurgia apresentando crescimento.

Esses dados refletem um cenário complexo para a indústria brasileira, que enfrenta desafios significativos, mas também apresenta áreas de crescimento.