Governo convoca 3,9 mil aprovados em concurso federal
O Ministério da Gestão convoca candidatos para preencher vagas remanescentes e adicionais em diversos órgãos públicos.

Na última terça-feira (25), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a convocação de 3.910 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1), realizado em 2024. As vagas são destinadas ao preenchimento de posições remanescentes e adicionais em 21 órgãos federais.
Dentre as oportunidades, 1.977 são novas, representando um aumento de 30% em relação às 6.640 vagas inicialmente previstas. As demais 1.933 são de posições que não foram ocupadas nas chamadas anteriores do processo seletivo.
Dos convocados, 2.919 são para vagas imediatas, enquanto 991 candidatos precisarão passar por cursos de formação, conforme as diretrizes do edital publicado no Diário Oficial da União. Esta etapa é eliminatória e os editais específicos de cada curso serão divulgados em breve, incluindo informações sobre matrícula e datas de realização.
Após a convocação, cada órgão é responsável por nomear os candidatos aos cargos, e a lista oficial será publicada no Diário Oficial da União. Os nomeados têm um prazo de 30 dias para assumir o cargo e, após a posse, devem se apresentar ao órgão onde irão trabalhar em até 15 dias.
Para a posse, os candidatos devem atender a requisitos básicos, que incluem a apresentação de documentos e, em alguns casos, a verificação de antecedentes criminais.
O MGI reiterou que o preenchimento dessas vagas já foi autorizado e que as respectivas remunerações estão previstas no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026.
O Concurso Público Nacional Unificado, em sua primeira edição, ofereceu um total de 6.640 oportunidades, com a participação de 970.037 candidatos. As provas foram aplicadas em agosto de 2024 em 228 cidades em todo o Brasil, numa iniciativa que visa democratizar o acesso ao serviço público.
A segunda edição do concurso, CNU 2025, já está em andamento e oferece 3.652 vagas para 32 órgãos federais. A primeira fase já foi realizada, e a próxima prova discursiva está agendada para o dia 7 de dezembro.