Expectativa de gastos de Natal cresce 13% entre brasileiros, aponta pesquisa
Estudo revela que consumidores planejam parcelar compras no cartão de crédito para as festividades deste ano.

(FOLHAPRESS) - Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) revela que os brasileiros estão dispostos a gastar 13% a mais neste Natal em comparação ao ano anterior. A previsão é de que o total movimentado chegue a R$ 53 bilhões, o que representa um aumento de 7% em relação a 2024.
O estudo indica que 62% dos consumidores têm a intenção de comprar presentes, com um gasto médio de R$ 503, superando os R$ 446 gastos no ano passado. O cartão de crédito se destaca como o principal meio de pagamento, escolhido por 48% dos entrevistados. O Pix, popular entre os consumidores, é a opção de 43%, enquanto 37% ainda preferem o dinheiro. Entre os que optarem pelo cartão de crédito, 76% planejam parcelar suas compras.
Analisando as regiões do país, o cartão é a preferência de 60% dos consumidores no Centro-Oeste, 58% no Sudeste e 49% no Sul. Em termos de faixa etária, aqueles entre 35 e 44 anos (52%) e 45 a 59 anos (47%) são os que mais utilizam essa forma de pagamento.
A pesquisa, que ouviu 1.922 pessoas entre os dias 10 e 11 de novembro, mostra que roupas (56%) e brinquedos (36%) estão entre os presentes mais procurados. Perfumes e cosméticos aparecem em terceiro lugar, com 16%. A loja física é o local preferido para compras, com 71% dos consumidores optando por esse formato, enquanto 31% escolherão compras online. A preferência por lojas físicas é evidente em todas as regiões, com destaque para o Norte (81%) e Nordeste (76%).
Os dados também indicam que, embora os jovens entre 18 e 24 anos estejam mais inclinados a presentear (76%), são os consumidores mais velhos que devem gastar mais, com um tíquete médio de R$ 576 para aqueles acima de 60 anos. Já as faixas de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos têm gastos médios de R$ 467 e R$ 516, respectivamente.