Crescimento na Produção de Motocicletas Atinge 21,8% em Outubro, Revela Abraciclo
Setor registra o melhor desempenho do ano com aumento nas vendas e produção.

A produção de motocicletas no Brasil registrou um aumento de 21,8% em outubro em comparação ao mesmo mês de 2024, totalizando 188.220 unidades, conforme dados divulgados pela Abraciclo, entidade que representa as montadoras do polo industrial de Manaus (AM). Este é o melhor resultado mensal do setor em 2023.
Em relação a setembro, a produção também cresceu, com um incremento de 11,6%. Desde o início do ano, foram fabricadas 1,684 milhão de motos, um número que representa o melhor desempenho em 14 anos, com um crescimento de 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Esse desempenho positivo se deve, em parte, à expansão dos serviços de entrega e à crescente demanda por motocicletas mais acessíveis e econômicas, tanto em termos de manutenção quanto de consumo de combustível.
As vendas do mês de outubro totalizaram 209.790 unidades, representando um aumento de 25,8% em relação a outubro de 2024, e uma alta de 1,9% se comparado a setembro. De janeiro a outubro, foram comercializadas 1,8 milhão de motocicletas, um crescimento de 15,6% em comparação ao mesmo intervalo do ano anterior.
Na última terça-feira, 11, o governo Lula anunciou iniciativas para reformular o setor, buscando aumentar a concorrência no mercado.