Economia2 min de leitura

Banco do Japão sinaliza possível aumento de juros em breve

Condições para normalização da taxa de juros estão se aproximando, segundo relatório de outubro

Economia2 min de leitura
Banco do Japão sinaliza possível aumento de juros em breve

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

O Banco do Japão (BoJ) indicou que um novo aumento da taxa de juros pode ser iminente, conforme revelado no Sumário de Opiniões da reunião de política monetária realizada nos dias 29 e 30 de outubro. O relatório, divulgado nesta segunda-feira, 10, destaca que um membro do conselho afirmou que "as condições para avançar na normalização da taxa de juros praticamente já foram atendidas".

A decisão do BoJ dependerá, no entanto, do comportamento dos salários e da economia global. Um trecho do documento menciona: "Se não houver notícias negativas sobre a economia global ou os mercados financeiros, e se as empresas mantiverem um comportamento ativo na definição de salários, isso provavelmente resultará em uma mudança de política".

Atualmente, o BoJ mantém a taxa em 0,5%, mas o relatório observa que as condições financeiras "continuarão acomodatícias mesmo após um eventual aumento". O banco também afirmou que a economia japonesa está em um caminho de crescimento moderado, com impacto até o momento "limitado" da política tarifária dos Estados Unidos.

Em relação ao cenário interno, o BoJ mencionou que "o novo gabinete do governo assumiu na semana passada" e que "não há informações suficientes sobre a direção ou os detalhes das políticas governamentais", o que dificulta a inclusão de seus efeitos nas projeções.

Entre os representantes do governo, não houve objeções claras a um aumento futuro da taxa de juros, sendo esperada uma condução da política monetária "de forma adequada", em estreita colaboração com as autoridades fiscais. A última elevação na taxa básica de juros pelo BoJ ocorreu em janeiro deste ano, quando foi ajustada de 0,25% para os atuais 0,5% ao ano.