Economia2 min de leitura

Aumento das taxas de juros acompanha alta do dólar e ata do Copom

Mercado reage à ata e projeta mudanças nas expectativas de cortes na Selic

Economia2 min de leitura
Aumento das taxas de juros acompanha alta do dólar e ata do Copom

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

Na manhã desta terça-feira, 16, as taxas de juros futuros apresentam alta em toda a curva, refletindo o movimento do dólar. Embora os juros de curto prazo também tenham subido, o avanço foi mais moderado após a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom).

A análise da Warren Investimentos destaca que a ata traz um tom mais rígido, reduzindo as chances de um corte na Selic já em janeiro. Por outro lado, a Ativa Investimentos considera a ata neutra, sem alterações nas expectativas de redução de juros, que permanecem apenas para abril. Já o BGC Liquidez acredita que a ata fornece fundamentos para que o Banco Central inicie cortes na Selic a partir de janeiro.

Às 9h10, a taxa de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2027 subiu para 13,665%, comparado a 13,630% no ajuste anterior. A taxa para janeiro de 2029 também aumentou, indo para 13,065%, de 12,982%, enquanto a de janeiro de 2031 subiu para 13,380%, de 13,259% no ajuste do dia anterior.

Além disso, o deputado Mauro Benevides (PDT-CE), relator da matéria, fez diversas alterações em seu parecer durante o dia, incluindo a retirada do limite de 2% para a tributação do Imposto Seletivo (IS) sobre bebidas açucaradas, como refrigerantes.