Proibição de importação de tilápia em Santa Catarina por riscos sanitários

Tilápias | Imagem: Reprodução/ Canal Rural
A importação de tilápia do Vietnã está suspensa em Santa Catarina devido a preocupações com um vírus altamente contagioso entre peixes, conhecido como Tilapia Lake Virus (TilV). A decisão foi oficializada em uma portaria publicada no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira (17), assinada pelo secretário executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia indicado anteriormente a suspensão das importações de tilápia do Vietnã por conta do mesmo risco sanitário. Embora as importações tenham sido retomadas em abril deste ano no âmbito federal, a secretaria catarinense optou pela proibição, alegando que a decisão foi tomada antes da revisão dos protocolos de segurança e da conclusão de uma Análise de Risco de Importação.
Além disso, foi registrado que um contêiner com tilápia entrou em Santa Catarina antes da finalização dessa análise, em desacordo com as diretrizes do Mapa.
A portaria proíbe a entrada e a comercialização do pescado em todas as suas formas, incluindo fresco, congelado, inteiro, em postas ou filés, para consumo humano, alimentação animal ou processamento industrial. Estabelecimentos que trabalham com esses produtos devem identificar e separar os lotes, interromper as vendas e manter registros por um período mínimo de 12 meses.
A fiscalização será realizada pela Cidasc, vigilâncias sanitárias e órgãos de defesa do consumidor. O governo estadual ressaltou a importância da cadeia produtiva da tilápia em Santa Catarina e as experiências anteriores com surtos de doenças, como o vírus da mancha branca, que impactou a carcinicultura.